Ao longo do livro são analisadas questões como: se a mesada é relevante para a educação financeira de crianças, a idade mais adequada para iniciar a mesada, valores da mesada, significado da mesada para os pais e para as crianças, além de outros fatores.

No livro é enfatizado que o sucesso na implementação de mesada envolve o conhecimento de educação financeira e o autor apresenta uma metodologia que vem revolucionado a vida financeira de milhares de pessoas, que é calcada em 4 pilares: diagnosticar, sonhar, orçar e poupar. Essa metodologia é detalhada no livro Terapia Financeira do mesmo autor.

No caso dos sonhos, é importante que sejam definidos no mínimo três: curto prazo (até três meses), médio prazo (até seis meses) e longo prazo (acima de dez anos. No caso dos adultos, os prazos são maiores.

O livro é extremamente inovador por mostrar que mesada não é só dinheiro e, para surpresa de muitos, identifica 8 tipos de mesadas: mesada voluntária, mesada financeira, mesada de terceiros, mesada econômica, mesada empreendedora, mesada ecológica, mesada de troca e mesada social. É enfatizado pelo autor que jamais a implementação ou não da mesada deve ser encarada como um mecanismo de prêmio ou castigo.

Os significados das mesadas já estão subentendidos nos nomes, mas é relevante enfatizar que na mesada ecológica o autor faz menção a 10 Rs da educação financeira, que são: refletir, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar reparar, responsabilizar-se, repassar, repensar e resgatar.

É levantado também que é fundamental fugir das armadilhas dos 7 pecados capitais ao se implementar a mesada, como: desequilíbrio, violação, ruptura, permissão, desmedida, remuneração e sonegação. Para que não haja o desequilíbrio, é importante explicar para a criança que 50% da mesada que ela recebe pode ser utilizada para os gastos cotidianos. Isso evita que a criança se torne um adulto “avarento”, que só queira guardar.

O autor finaliza propondo que as pessoas pratiquem os 8 tipos de mesada. O propósito não é somente recebimento do dinheiro, mas também considerar os recursos ambientais, familiares, socialização no ambiente escolar, além de outros aspectos.


Referência Bibliográfica: DOMINGOS, R. Mesada não é só dinheiro: conheça os 8 tipos e construa um novo futuro. São Paulo: DSOP educação Financeira. 2015.

Leia também...
LIVRE-SE DAS DÍVIDAS

O livro “Livre-se das Dívidas” do educador e terapeuta Reinaldo Domingos pode ser considerado um guia que traz um passo a passo Leia mais...

Abrir chat
Como posso te ajudar?
Powered by